Santificaivos.org

Vidas dos Santos

Santa Cristina

Uma mártir romana muito legendária .Viveu no terceiro século.
Ela era um membro de uma família Romana Anicci e teria sofrido vários tormentos perto do Lago Bolsena, na Toscana, Itália.

Durante as perseguições do Imperador Diocleciano, foi presa e martirizada para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Como Christina não cedesse, amarraram uma pedra no seu pescoço e a atiraram no lago Bolsena, mas a pedra flutuou milagrosamente. Sua língua foi cortada e foi atirada em uma fornalha por 5 dias. Quando a porta da fornalha foi aberta, ela saiu sem nenhum ferimento e com a língua normal.

Acusada pelos sacerdotes pagãos de praticar magia negra, ela foi levada em frente ao deus Apolo no templo. Confiante nos seus poderes da fé ela ordenou que ele descesse do pedestal e caminhasse 15 passos para fora do templo, e a estátua obedeceu.

Fizeram-na ingerir veneno e foi expostas a cobras venenosas, que em vez de pica-la enrolaram em seus pés. Quando um sacerdote tentou forçar uma delas a pica-la, a cobra se voltou e o matou.
Finalmente, por ordem do magistrado, ela foi amarrada em um poste e atiraram várias flechas em seu corpo deixando-a para vir a falecer por hemorragia.

Na arte litúrgica da igreja ela é representada segurando uma ou mais flechas ou com o corpo atravessado por várias flechas ou segurando um roda de moinho, ou uma pinça e com a palma do martírio em uma das mãos.

Santa Cristina é a padroeira da cidade de Palermo, na Itália e também dos marinheiros.

É também padroeira dos terapeutas e nutricionistas.

Na Catalunha, Espanha, em um povoado chamado de Lloret del Mar (Costa Brava) há uma linda ermida dedicada a esta santa e os moradores teem a ela grande devoção. Lá, sua festa é celebrada com uma procissão marítima com mais de mil pessoas. 

Sua festa é celebrada no dia 24 de julho.

 

Você está aqui: Home Vida dos Santos Santa Cristina